Projeto 365 dias




E ai chics? tudo bem por ai?
Resolvi colocar como primeiro post do ano 2012 esse projeto super legal, que já é bem famoso no flickr, pra você que não conhece, calma que já te explico. È bem simples você só precisa tirar uma foto por dia, durante 365 dias, essas fotos podem ter temas variados,pode ser um auto-retrato , uma foto de algo que represente sua personalidade, o importante é cumprir o desafio de uma foto por dia, e o melhor de tudo é que você pode começar esse projeto no momento que  quiser, eu escolhi iniciar o meu no primeiro dia do ano, mas você pode iniciar o seu no dia do seu aniversário, ou em alguma outra data especial.

No flickr existe um grupo, onde quem faz parte desse projeto pode divulgar suas fotos, este grupo possui algumas regras, e até restrições , por exemplo todas as suas fotos tem que conter um "pedaço" de você. Vamos entender melhor aqui:

O Desafio


Faça um auto-retrato por dia durante um ano.

Todo dia, faça um auto-retrato, adicione a tag "365days", e envie para o grupo. É muito simples!

O que conta como um auto-retrato?

O principal é que você seja ao mesmo tempo o fotografo e o assunto da foto. Para o propósito deste grupo, qualquer foto que você tire que contenha alguma parte do seu corpo conta como um auto-retrato. Fotos de coisas que são “muito importantes” para você também valem, contanto que alguma parte do seu corpo esteja incluso na composição da imagem. Fotos com seu planejamento diário, sua mesa, seus filhos, etc. com uma explicação detalhada de como são extensões de seu corpo não contam como auto-retrato e serão removidos do grupo.



E sobre fotos de sombras, pegadas na areia/neve, e reflexos?

Foi decidido que fotos de sua sombra, impressões deixadas na areia ou neve, e reflexos em superfícies como uma torneira ou mesmo num espelho are são formas aceitáveis de auto-retrato. Contudo, qualquer um que faça dos auto-retratos assim um hábito será revisado e removido do grupo, se for estiver fazendo um projeto “365 Sombras Diárias” (ou algo parecido).

E sobre fotografar uma foto antiga?

Se você quiser mostrar uma foto mais antiga de você em um dos teus 365 Dias, por favor, assegure-se de que alguma parte do seu corpo hoje se encontre na foto. Por exemplo, uma foto segurando uma foto antiga é aceitável. Uma foto de uma foto antiga em uma composição na sua mesa não é permitida.

 
Qual ajuda é permitida?

Você pode usar tripés, “timers”, ou qualquer outra coisa que você precise, contanto que você tire uma foto de si mesmo. Há um grande debate sobre se ter outra pessoa para apertar o botão é trapaça ou não. Se você sentir que ter um “controle remoto humano” é aceitável, por favor, pense que se aquela pessoa fizer qualquer alteração de enquadramento ou qualquer outra coisa além de apertar o botão, você esta perdendo muito do que é um auto-retrato. E se depois disso, você decidir usar alguém para apertar o botão por você, você não deve divulgar isso na descrição da sua foto. Se você sentir que esta pessoa mereça ser mencionada porque ela merece o credito também, então sua foto não será mais um auto-retrato.

Posso usar um programa de edição de imagens?

Claro que sim! Isto é fotografia digital!

É permitido nudez?

Nudez é permitida no grupo; entretanto, qualquer foto de natureza sexual que vise excitar quem a veja será entendido como pornô e será removido pelos administradores. Nós entendemos que há uma linha cinza pouco nítida entre “nu artístico” e “pornografia”, mas os administradores se reservam ao direito de remover do grupo qualquer foto de nudez que seja vista como pornô. Qualquer foto questionável que estiver no grupo deverá ser levada ao conhecimento dos administradores através de uma mensagem privada ou pelos assuntos “floaters”.



O que faço se eu esquecer de me fotografar por vários dias seguidos?

Se você ficar vários dias seguidos sem se fotografar nenhuma vez, é sua a decisão de começar o projeto novamente ou simplesmente deixar um “buraco” no seu set. Se você decidir recomeçar o projeto, não há necessidade de remover suas fotos antigas do grupo.

Posso “maquiar” os dias perdidos tirando múltiplas fotos em um único dia?

Não. A idéia é tirar uma foto cada dia. Se você quiser trapacear a si mesmo “maquiando” dias desta forma, por favor, deixe as fotos no seu set e escolha uma para cadastrar no grupo. Os dados EXIF são checados em cada foto que pareça suspeita. Nós entendemos que algumas vezes os dados EXIF podem estar erradas, mas se você enviar 3 fotos que você diz que são de dias diferentes e você esta usando exatamente a mesma roupa e sentado exatamente na mesma cadeira da sua casa em todas as fotos E seus dados EXIF mostram que as fotos foram tiradas com apenas alguns segundos de diferença, nós vamos acreditar nos dados. Se seu EXIF estiver constantemente errado, você deve considerar trocar de roupa cada dia.


Quando eu posso começar?

Comece quando você quiser! Você pode esperar até o 1º de ano, seu aniversário, ou alguma outra data importante – ou pode começar hoje!


Onde eu posso anunciar que cheguei a “X” dias?

Celebrar certos marcos é divertido! Foram criados vários tópicos para mostrar ao grupo que você chegou a um certo número de dias. Sinta-se livre para adicionar sua foto ao tópico designado quando você alcançar aquele ponto (mas por favor, não crie nenhum tópico adicional a não ser que você seja um dos membros mais antigos do grupo e esteja se aproximando de um número significativo de dias participando projeto).

Dia 25
Dia 50
Dia 100
Dia 182


 Quais são os outros grupos que são similares ao desafio “365 Days”?

Vários grupos foram criados como um resultado direto do grupo “365 Days”. Conheça-os!

365 Days Explored - uma coleção de fotos de 365 dias que foram expostas no “Explore”.
52 Weeks - um auto-retrato por semana durante um ano.
Project 365 Kids - um grupo de retratos diarios para crianças.
365 Days Rejects - para aquelas fotos que não entraram no “365 Days”.
Project 365 - um projeto de fotos diárias (mas não auto-retratos).
I'm Bringing Sexy Back - resultado do mini-desafio “Bring Sexy Back”.

Quem criou este grupo?

Chris Maverick é o fundador do grupo, mas ele somente teve a idéia de criar este grupo depois de ter conhecido as fotos de Stephen Poff's.



E ai gente, gostaram do projeto? eu já comecei o meu, e você tá esperando o que pra começar?

ps: Algumas fotos desse post são da Melina Souza

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment

Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim.