Relato de parto - A cesariana nos salvou




Então chegou o mento de vir compartilhar com vocês a minha experiência de parto, já adianto que eu sou uma pessoa que morre de medo até de tirar sangue, então vocês devem imaginar o tamanho da minha preocupação.
Tenho plano de saúde da Hapvida e fiz o meu Pré-Natal com o Dr. Antônio grosso, médico super recomendado quando se trata de parto, e eu gostei mais ainda pois descobri que ele realizava parto normal, que de inicio seria a minha preferência. Então sabendo disso, durante toda a minha gestação eu caminhei bastante, me mantive ativa, cuidei da alimentação pra estar o mais saudável possível, sendo que já engravidei acima do meu peso normal, então não queria engordar ainda mais e prejudicar o meu tão sonhado parto.
Mas nem tudo acontece do jeitinho que a gente planeja né? Então pro fim da gestação comecei a cogitar a cesária, conversei com a minha família e eu e Luan decidimos pela cirurgia afinal eu já estava com 39 semanas e nem sinal do Márcio querer nascer, marcamos então para o dia 18 de setembro.

As orientações: 
 Fui orientada pelo meu médico que deveria chegar no hospital Rio Mar as 10:00h da manhã, pra isso tinha que acordar as 6:00h e tomar um café reforçado até 8:00h a partir dai ficaria em jejum até de água durante tooodo o processo (só fui comer novamente no outro dia pela manhã).
Como sei que tem amigas minhas que vão fazer o parto por lá, vou detalhar bastante como foi, porque nessas horas quando a gente procura indicações, quanto mais detalhes melhor né? Cheguei no hospital e na minha cabeça nós iriamos direto pra enfermaria ficar aguardando a cirurgia, que eu ficaria deitadinha descansando, e me acalmando... Bom, não foi assim... Fiquei na sala de espera com mais 3 grávidas e suas famílias, as cadeiras eram poltronas normais ( não reclináveis) o que no alto das minhas 39 semanas +3  já incomodava bastante, mas pensei... calma, já já vão mandar a gente subir, então a direção do Hospital chamou as grávidas e seus maridos, fomos até a administração e lá nos disseram que não tinham leitos naquele dia porque tiveram alguns partos de emergência, e queriam nos agendar pra sexta feira ( era segunda) nenhuma de nós concordou, estávamos com dor, agoniadas e eu em particular não sentia mais o Márcio mexer tanto, então disseram que iriamos aguardar a liberação desses leitos.
Somente as 18:00h fomos chamadas pro bloco cirúrgico, eu super estressada, cansada de estar sentada desde as 10:00h da manhã e morrendo de medo pela cirurgia, porém o que o que a administração do hospital falhou com a gente, foi compensado pela equipe MARAVILHOSA daquele bloco cirúrgico, eu já entrei no elevador chorando e o enfermeiro que nos acompanhava começou a brincar, descontraindo mais, acalmando as grávidas.

A preparação:
Chegando lá tirei a roupa e me deram aquela bata super sexy ( #sqn) e pras amigas gordinhas, relaxem, a bata não chegou nem perto de fechar e fiquei com a bunda de fora kkkk,  então ela me deu outra pra cobrir hehe, quando fui encaminhada pra área dos leitos, já dei de cara com o Luan também com a roupa especifica pra entrar na sala de cirurgia,ele ficou lá em uma salinha com o resto dos pais e nós, grávidas fomos finalmente deitar um pouco, tentar relaxar.
Com a proximidade da cirurgia todas fomos ficando nervosas e cada uma foi buscar seu respectivo boy hahahaha, enquanto o casal ao nosso lado cantava baixinho, eu e Luan fazíamos piada um da cara do outro, mas por dentro a gente tava super nervoso. Eis que chegou a minha vez, uma enfermeira veio me buscar e me levou segurando pela mão, fazendo carinho, também me acalmando...Luan ficou esperando ser chamado ( os papais só entram quando já estamos "abertas" kkk).

Sorrindo mas por dentro chorando hahahaha
Chegou a hora:
A sala de cirurgia é bem igual aquelas que a gente vê em filmes sabe? mas tenho que comentar com vocês, gente...que maca estranha, ela é estreita e na hora que eu sentei, virei pro anestesista e disse: Moço eu vou cair daqui!kkkk
A anestesia:
Sentei na maca e então o médico anestesista disse: Faça costas de camarão! e eu...Oi? A gente tem que se curvar bem, encostando o queixo no peito, imaginem a dificuldade de fazer isso com um barrigão, então ele me disse que eu iria sentir uma pressão na coluna e logo depois uma quentura, e foi exatamente o que eu senti, como se alguém tivesse pressionando na minha costa com uma caneta e logo depois senti o lugar da pressão esquentando e em seguida ficando dormente. meu maior medo era a anestesia não pegar, então assim que deitei e vi o médico arrumando os bisturis, falei que eu ainda estava sentindo tudo, mas na verdade era impressão, o enfermeiro olhou pra mim e disse: Você não tá sentindo nada de nada, porque eu tô te beliscando aqui hahahah (ele era mara). enquanto eu era cortada eu sentia como se eles estivessem fazendo algo no meu joelho, toda a pressão que eu sentia era lá, detalhe importante que a sonda é colocada quando você já esta anestesiada ( a sonda serve pro xixi, já que a gente fica deitada por no minimo 24h, e eu tinha medo de sentir dor ao colocarem).

O nascimento:
Em todo o momento o anestesista ficava conversando comigo, pedindo pra eu falar qualquer coisa que estivesse sentindo, nesse momento chamaram o Luan e eu soube então que nosso menino estava prestes a nascer, Luan ficou aos pés da maca, sendo que eu queria que ficasse do meu lado, acho que ele meio que congelou quando entrou e lá ficou hehe, o Anestesista então disse que já estavam tirando o bebê, então ele fez uma cara de surpresa e disse: Nossa! O bebê tava Pélvico! ( que é quando o bebê fica sentado, saindo então primeiro o bumbum e não a cabeça) Então ele fez uma cara super séria, e todo ficaram em silêncio na sala, e eu ansiosa por aquele momento que vemos nos filmes, do bebê chorando, eu tinha que ouvir aquele chorinho... Bom, não ouvi! O Anestesista disse que meu filho tinha nascido, e eu indagando sobre o choro, porque ele não chorou? Quando olho pro Pediatra passando ao meu lado com meu bebê, e essa cena eu não vou esquecer nunca... Márcio parecia um pedaço de pano, sem nenhum movimento e roxo... A minha vontade era levantar dali e ir ver o que tava acontecendo, eu fiquei tão desnorteada que não via mais nada, só ouvia a voz do Luan bem longe me pedindo calma e eu só consegui orar, pedir pra Deus pelo meu filho, pela vida dele... gente, foram os minutos mais longos de toda a nossa vida, foi então que ouvimos o melhor som do mundo, aquele choro,naquele instante parecia que eu ele e Luan eramos um só...Pois os três choravam. O diagnóstico foi que ele nasceu "parado", se eu tivesse esperado pelo parto normal, meu filho não estaria aqui hoje, por isso ouça o seu corpo e o seu coração, no fundo a gente sempre sabe o que fazer.

Quando optei pela cesária, eu confesso que me senti menos mãe, eu queria ter a experiência do parto normal, eu queria fazer as coisas naturalmente. Porém depois do meu parto, cara eu me acho o máximo, eu que me achava fraca,com sete camadas do corpo cortadas, dei conta de zelar pelo meu filho. Por isso Amiga que esta lendo esse relato, eu digo que a Cesariana é sim uma cirurgia arriscada como qualquer outra, mas pode salvar a vida do seu filho. Você não será menos mãe por optar pela maneira " mais fácil" de trazer seu filho ao mundo, pesquise bastante, leia, seja chata com seu obstetra e faça milhões de perguntas,mas decida VOCÊ sobre como quer dar a luz, você tem liberdade pra isso.

Share this:

CONVERSATION

0 comentários:

Post a Comment

Obrigada por comentar, sua opinião é muito importante para mim.